quarta-feira, 11 de setembro de 2013

por isso não me encaixo no rebanho...

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema XXXIV" 
Heterónimo de Fernando Pessoa

Acho tão Natural que não se Pense
Que me ponho a rir às vezes, sozinho, 
Não sei bem de quê, mas é de qualquer cousa 
Que tem que ver com haver gente que pensa ... 
Que pensará o meu muro da minha sombra? 
Pergunto-me às vezes isto até dar por mim 
A perguntar-me cousas. . . 
E então desagrado-me, e incomodo-me 
Como se desse por mim com um pé dormente. . . 
Que pensará isto de aquilo? 
Nada pensa nada. 
Terá a terra consciência das pedras e plantas que tem? 
Se ela a tiver, que a tenha... 
Que me importa isso a mim? 
Se eu pensasse nessas cousas, 
Deixaria de ver as árvores e as plantas 
E deixava de ver a Terra, 
Para ver só os meus pensamentos ... 
Entristecia e ficava às escuras. 
E assim, sem pensar tenho a Terra e o Céu.

Sem comentários:

Enviar um comentário